A imoportancia do tecnico em segurança do trabalho
Evidenciar a importância da Segurança e Saúde no Trabalho na prestação de serviços à indústria petroquímica caracterizando-a como ferramenta de gestão na minimização, eliminação e controle dos riscos de acidentes. De forma a contribuir com a criação de novos valores, mudando conceitos a fim de se evitar prejuízos à saúde do trabalhador, instalações, máquinas, sociedade e a empresa contratante; por meio dos possíveis passivos gerados por acidente ocasionado pelo terceirizado sobre sua responsabilidade.
1.4 Objetivos Específicos
• Estudar os aspectos legais existentes na relação contratual entre Contratante e Contratada;
• Analisar a importância dos Programas Preventivos na área da Segurança e Saúde no Trabalho, tais como:
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; PPR – Programa de Proteção Respiratória;
PCA – Programa de Conservação Auditiva
• Avaliar a importância da Segurança e Saúde no Trabalho como ferramenta de gestão;
• Evidenciar os custos passivos assumidos pela terceirizante provenientes de acidente no trabalho terceirizado;
• Caracterizar a sistemática de contratação entre empresa tomadora de serviço e terceirizada;
• Apresentar os resultados obtidos por indicadores utilizados pela contratante
1.5 Metodologia
Este trabalho trata-se de um estudo descritivo e interpretativo, fundamentado na revisão bibliográfica e no estudo de campo, caracterizado pela aplicação da técnica de pesquisa qualitativa. Ou seja, consiste de uma interpretação subjetiva em que se analisa o conteúdo e reinterpreta de forma semântica, buscando, desta forma, o sentido através da triangulação dos dados que consistem na releitura, interpretação do pesquisador e a interlocução com a literatura de vanguarda.
1.6 Estrutura do Trabalho
Capítulo 1 – Introdução: Síntese dos diversos assuntos que serão abordados no trabalho, a fim de caracterizar o objetivo geral.