A Imagem Da Mulher Na Propaganda Artigo Professora Paula
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010.
A imagem da mulher na propaganda da Avon1
Amanda Martins DIAS2
Célia Maria CASSIANO3
Faculdade Anhanguera de Jundiaí, Jundiaí, SP.
Resumo
A imagem feminina transmitida nas propagandas passa por transformações ao longo dos anos. Reflete as conquistas que as mulheres alcançaram na sociedade e as mudanças de hábitos e comportamentos. O objetivo desse trabalho é investigar como a imagem da mulher é construída nas campanhas publicitárias dos folhetos da Avon. São abordados fatores históricos da publicidade destinada às mulheres e suas mudanças através do tempo. No segundo momento é abordada a relação da empresa Avon com suas consumidoras. Como metodologia é proposta uma análise semiótica das imagens baseada no modelo desenvolvido por Joly (2000). O estudo aponta que a Avon criou um discurso publicitário que alia a necessidade de beleza à praticidade da vida moderna e à mobilidade social.
Palavras-chave: Mulher; beleza; propaganda; Avon; análise semiótica.
Introdução
A imagem da mulher na publicidade está sendo transformada através do tempo.
Inicialmente os estereótipos ligados à imagem feminina sempre remetiam à mulher como mãe, rainha do lar e ao mito da fragilidade feminina e a publicidade focada para esse público enfatizava a importância da realização pela vida conjugal. Nos últimos tempos percebe-se uma mudança clara nesse discurso realizado pela publicidade que se dirige à mulher como um ser com vida própria, inteligente e independente.
O objetivo desse artigo é analisar as propagandas realizadas pela empresa Avon a fim de extrair elementos apresentados pela marca e analisar como a imagem feminina é construída e transmitida. Para atingir o objetivo foram utilizados dois métodos de pesquisa: análise semiótica, baseada no modelo desenvolvido por Joly (2000) e pesquisa de campo. Para a