A Ilha das flores
ILHA DAS FLORES
Resumo do filme e Analogia com Administração
São Paulo
2013
Resumo do Filme
A Ilha das Flores está localizada à margem esquerda do Rio
Guaíba, a poucos quilômetros de Porto Alegre. Para lá é levada grande parte do lixo produzido na capital. Este lixo é depositado num terreno de propriedade de criadores de porcos. Logo que o lixo é descarregado dos caminhões os empregados separam parte dele para o consumo dos porcos. Durante este processo começam a se formar filas de crianças e mulheres do lado de fora da cerca, a espera da sobra do lixo, que utilizam para alimentação. Como as filas são muito grandes, os empregados organizam grupos de dez pessoas que, num tempo estipulado de cinco minutos, podem pegar o que conseguirem do lixo. Acabado o tempo, este grupo é retirado do local, dando lugar ao próximo grupo.
O filme relata a desigualdade social através do desperdício de alimentos e das famílias que vivem do lixo, fala sobre a falsa idéia de liberdade.
Analogia com a Administração
Vivemos e fazemos parte de um mundo capitalista
Existe um ciclo de capitalismo, burocracia, ambientalismo e política.Troca de dinheiro por objetos e alimentos, que basicamente é o ciclo da produção, geração de lucros, gastos, consumismo, cidadania e política pública.
A nossa vida é um ciclo e diariamente trocamos dinheiro por objetos e alimentos.
A administração pode contribuir esse propósito. Formar administradores éticos e tecnicamente capazes e competentes para a organização, para preservar o ambiente, tanto a parte de decisão em organizações públicas quanto às organizações privadas. A teoria da administração deve ter esse papel esclarecedor.