A IGREJA PRIMITIVA ANDR
ÉNEAS TOGNINI
Igreja Primitiva
Professor André
Cleber Alves Santana
São Paulo, Junho 2015
Nome: Cleber Alves Santana
Prof. André - História Eclesiástica
IGREJA PRIMITIVA
A palavra igreja vem do grego ekklesia, que tem origem em kaleo ("chamo ou convosco"). Na literatura secular, ekklesia referia-se a uma assembléia de pessoas, mas no Novo Testamento (NT) a palavra tem sentido mais especializado. A literatura secular podia usar a apalavra ekklesia para denotar um levante, um comício, uma orgia ou uma reunião para qualquer outra finalidade. Mas o NT emprega ekklesia com referência à reunião de crentes cristãos para adorar a Cristo.
As experiências da Igreja Primitiva nos inspiram na prática da fé cristã e, muitas vezes, até nos emocionam. Mas as experiências naqueles dias não são regra para os dias de hoje, mesmo estando elas registradas na Escritura. A não ser que seu registro esteja acompanhado de algum ensino ou ordem, para isso. (Isto é um princípio de interpretação bíblica). Porém, suas experiências, num tempo especial, mostram e, portanto, ensinam sua condição de vida em todos os tempos.Em nenhuma outra época da igreja cristã se viu um amor como o que tinha entre os primeiros cristãos. E os vizinhos romanos não puderam senão vê-lo. Tertuliano relata que os romanos exclamavam: “Tenho aqui como se amam uns aos outros”
O Começo da Igreja
Quarenta dias depois de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu (At 1.1-11). Os discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram durante alguns dias para jejum e oração, aguardando o Espito Santo vir com o seu poder, o qual Jesus disse que viria. Cerca de 120 pessoas seguidores de Jesus aguardavam.
Cinqüenta dias após a Páscoa, no dia de Pentecoste, um som como um vento impetuoso encheu a casa onde o grupo se reunia. Línguas de fogo pousaram sobre cada um deles e começaram a falar em línguas diferente da sua conforme o Espírito Santo os