A Histório da Psicologia
SEMINÁRIO: A PSICOLOGIA ADOLESCENTE
A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
1
- O símbolo da psicologia corresponde ao alfabeto grego a letra 23ª, correspondente ao “psi” ocidental.
- As duas SERPENTES indicam “os saberes” sobre a ciência.
- Os dois RAMOS DE LOURO que no mundo clássico significavam: glória, honra, orgulho, triunfo, vitória, laurel, preito, homenagem.
2
Psiqué (mente) + logia (estudo) = estudo da mente e dos processos mentais, comportamentos, desejos, percepção, motivação. Estes estudos eram feitos por filósofos, que tentavam entender a mente humana através da observação do comportamento.
3
Dessa forma, a primeira grande definição de Psicologia como estudo da alma perdurou durante muito tempo. Contudo, essa é uma definição muito controversa, pois o termo “alma” abre um leque imenso de formas de compreensão, uma vez que os homens nunca deixaram de discutir quando não de disputar, a respeito da natureza, da função e até da realidade da alma.
4
Sabemos que a nossa história de vida caracteriza-se por um longo desenvolvimento físico e mental. Este desenvolvimento pode encontrar, em sua trajetória, fatores favoráveis e desfavoráveis. Ele recebe influências dos grupos sociais que nos envolvem em diferentes camadas e de diferentes modos.
5
"Psicologia tem um longo passado, porém, uma curta história"
Esta frase dita por um experimentalista alemão chamado Hermann Ebbinghaus, sugere uma idéia chave a respeito da história da psicologia: embora a psicologia seja relativamente nova como uma disciplina acadêmica, estudiosos tem indagado sobre os questionamentos que psicólogos vem formulando há muitos anos.
6
A psicologia evoluiu muito desde seus primórdios, e poder correlacionar sua história com outros grandes eventos da humanida, nos propicia a oportunidade de um entendimento mais profundo das influências sofrida pela psicologia que tiveram sua etiologia, muitas vezes, em áreas de