A história politica do Brasil
A história política no Brasil
2014
Apresentação
A História da política em nosso país é dividida em quatro momentos: Brasil Monárquico, Primeira República, Era Vargas e Brasil Contemporâneo. Veremos no decorrer desse artigo, várias formas de governo que influenciaram a economia, a luta da população pela igualdade social e a conquista de direitos trabalhistas.
Nesse trabalho vão conter diversas informações sobre épocas em que a forma de governar, de descobrir riquezas para a expansão de nossa economia e o número de habitantes crescente, iria se aprimorando com o passar do tempo. E as condições de vida daqueles que foram libertos, mas décadas depois sofria com o desemprego e a miséria, onde se dava lugar a pessoas estrangeira na produção de produtos importantes para o país, como a cana-de-açúcar e logo em seguida o café.
Um trabalho muito bem elaborado para o entendimento do leitor, onde mergulhar nesse tempo tão imprevisível, e longe dos interesses da população, é uma forma de descobrir como foram às lutas que os nossos antepassados passaram para que pudéssemos obter a Constituição do Brasil e ter direitos que no passado nem se imaginava que pudesse existir.
Boa Leitura
Brasil Monárquico
(1822-1889)
Em 1872 o Brasil tinha apenas 10 milhões de habitantes, a população se aglomerou mais no estado do Rio de Janeiro. Além das sociedades indígenas, a população composta também por três níveis sociais, como os escravos. Os homens livres e a aristocracia.
O Brasil teve dois imperadores no período monárquico, com Dom Pedro I (1822-1831) e Dom Pedro II (1840-1889), sendo ambos pai e filho. O pai inaugurou o primeiro reinado após a independência do Brasil em relação á Portugal, mas vários problemas o levou a renunciar em nome do seu filho ao posto do Império.
Nesta época Dom Pedro II tinha apenas cinco anos de idade, então o país foi governado por uma série de regências até que ele pudesse chegar a maioridade e assumir o trono em