A História dos Estados Unidos da América
HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS
INTRODUÇÃO
Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: A Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa.
Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
ALGUNS DADOS SOBRE O PAÍS
NOME OFICIAL: Estados Unidos da América (Unitade States of America)
INDEPENDÊNCIA: 04 de julho de 1776 (do Reino da Grã-Bretanha)
LOCALIZAÇÃO: na região central da América do Norte, entre os oceanos Atlântico e Pacífico
CAPITAL: Washington D.C.
ÁREA: 9.372.610 km² - incluindo o Alasca e o Havaí
POPULAÇÃO (ONU - 2013): 315.051.000 habitantes
DENSIDADE DEMOGRÁFICA (ONU): 33,41 hab./km²
LÍNGUA: nenhuma a nível federal, mas o inglês é a língua de fato, porém vários estados especificaram o inglês como idioma oficial e alguns Estados especificaram um segundo idioma oficial.
HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Para entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:
- Colônias do Norte: região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.
- Colônias do Sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração.