A história do sus
Ambas foram cridas em 1808 e extintas em 1828, e eram dirigidas pelo físico-mor (antiga designação para o médico principal) consideradas as primeiras instâncias de saúde publica em terras brasileiras.
Características da Fisicatura-mor: Fiscalizar e regulamentar todas as atividades relacionadas às artes terapêuticas, mas sua responsabilidade se limitava quase unicamente ,ao estabelecimento de exames para habilitar os interessados em trabalhar oficialmente nas artes da cura e ,principalmente ,na aplicação de multas aos que exerciam o cargo sem a habilitação legal.
Características da Provedoria-mor: Garantir a salubridade da Corte, atuando na fiscalização dos navios para impedir a chegada de novas doenças em cidades costeiras do Brasil. * Instituto vacínico do império:
Criado em 17/08/1846 pelo governo imperial, ampliando seu raio de ação para todo o Império, era resultante do regulamento que reformara a Junta Vacínica, tinha a preocupação com a epidemia de febre amarela e varíola que causava grande numero de mortes e, também, pelo estigma que gerava em relação ao Rio de Janeiro capital do Império.
Características do Instituto vacínico do império: Tinha como objetivos o estudo, a prática, o melhoramento e a propagação da vacina antivariólica para todo o Império do Brasil. Reafirmava-se também a obrigatoriedade da vacinação para todas as pessoas residentes no Império, quaisquer que fossem sua idade, sexo ou condição e a fiscalização dos locais de vacinação a serem criados pelas várias câmaras municipais. * Junta Central de Higiene Pública:
Criada entre 1849 e 1851 órgão destinado a zelar pela ordem salutar pública imperial principalmente atuando no combate a febre amarela durante a segunda metade do século XIX. .Dentro de seu órgão constava ainda a Inspetoria de Saúde dos Portos com a finalidade de controlar e bloquear a entrada de doentes no país através da fiscalização dos portos.