A história do joomla
Joomla! (pronuncia-se djumla) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.
É um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 2.5.1 (em 02 de Fevereiro de 2012); a sua última versão legada é a 1.0.15. O Joomla! recebeu em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source.[1]
[editar]História
Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o "Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.
[editar]Instalando o Joomla no seu computador
[editar]Componentes
Joomla segue o modelo de componentes que é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções Mambo.
Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site. Já o componente Banners permite gerenciar publicidade na forma de banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques.
Existem milhares de extensões, que podem ser encontrados no site oficial da comunidade (em 8 de Setembro o site citado mostra um total de 8114 extensões), tais como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gerenciadores de formulários, e outros.[2] Alguns componentes são gratuitos e/ou livres, licenciados sob a GNU GPL, porém alguns possuem licença comercial.
Caso não exista um componente adequado à necessidade do