A História do Computador
(do ábaco aos tempos de hoje)
Bruno
FATEC – 2° Semestre (Noite)
A evolução do computador
O computador está ligado à maioria das tarefas exercidas atualmente e pelo que tudo indica, continuara no futuro. Esses computadores que vemos hoje surgiram, após muitas mudanças e aperfeiçoamentos, com a necessidade de se fazer cálculos cada vez mais complexos pelo ser humano, começando há milhares de anos atrás. Em 2.500 A.C., criado pelas autoridades chinesas, surgiu a primeira calculadora designada para essa suprir essa necessidade de calcular números mais complexos, o ábaco (do latim: tábua de argila), instrumento formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam no cálculo, foi então aperfeiçoado em 200 A.C., quando passou a feito por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes. E em muitas escolas do mundo todo ainda se é usado utilizados no ensino pré-escolar e primário como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética.
Outro aparelho criado, para auxiliar com a multiplicação, foi ‘Bastões de Napier’, por John Neper (inventor dos logaritmos naturais ou neperianos – Inglaterra, 1614) em 1917. Consistia em um conjunto de nove bastões, um para cada dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.
Usando esse princípio, em 1620 foram criadas, por William Oughtred, as réguas de cálculo. Primeiro dispositivo analógico da computação. O mecanismo de William era consistido de uma régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava o resultado do valor desejado. A construção de réguas de cálculo foi-se aperfeiçoando e ainda no século XVII era possível utilizar réguas de cálculo cilíndricas, esperais e retangulares, com ou sem cursor. Foi usado até 1970, juntamente com as