A história da moeda
Na antiguidade o escambo (troca direta de mercadorias ) era o conceito de comercio da época, como conseqüência natural surgiu deste processo de trocas de bens e serviços a MOEDA. O surgimento da moeda era uma tentativa de organizar e padronizar o comercio de produtos, alem de substituir a simples troca de produtos.
FUNÇOES DA MOEDA: - MEIO DE TROCA:
A moeda é um instrumento de troca e de aceitação geral, para ter a aquisição de um bem se utiliza a moeda como meio de troca ou para quitar débitos.
- UNIDADE DE VALOR:
Permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas.
- RESERVA DE VALOR:
A moeda pode ser utilizada para acumular poder aquisitivo, para se utilizar no futuro para uma necessidade ou emergência.
CASA DA MOEDA:
Casa da Moeda é o local onde são produzidos as cédulas e moedas de cada país. Normalmente cada país possui a sua própria Casa da Moeda. Entretanto alguns países utilizam a casa da moeda de outros países para produzir as moedas correntes.Com as moedas que não tem mais valor, eles difundem e criam as novas
BANCO CENTRAL:
Um banco central é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Além disso tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros e câmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro local. O banco faz isso interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papéis do tesouro, regulando juros e avaliando os riscos econômicos para o país.
MULTIPLICADOR BANCARIO:
Multiplicador bancário ou Multiplicador monetário é a capacidade que os bancos têm de ampliar a Base Monetária, emprestando dinheiro e cobrando juros é uma variável que sintetiza o mecanismo de multiplicação da base monetária pelo processo de criação de moeda operado pelos bancos