A história da geologia
Professor: Maurice Costa
Turma: Primeiro Período
Aluno: Luiza Uliana
A história da Geologia
O documentário a história da Geologia se passa no norte da escócia, onde se estão localizadas as rochas mais antigas do mundo, e conta a história da geologia bem como quem foram os pioneiros em seus estudos.
O pioneiro a iniciar os estudos nessa área foi James Hutton, considerados por muitos como o “pai da geologia”. Em 1747, Hutton era um jovem recém-formado muito interessado pela natureza e ao descobrir que as crenças da época a respeito da origem da paisagem eram fundamentadas por uma base teológica e não pela científica, resolveu investigar mais sobre o tema. Devido a circunstâncias da vida, o jovem que morava em Edimburgo acabou se mudando p uma fazendo no interior da Escócia onde começou a observar o fenômeno da erosão e suas consequências. A partir de então, ele começou a reparar que as rochas eram compostas de várias camadas e que essas camadas haviam sido depositadas em épocas distintas. Todavia, Hutton não conseguia provar essa sua nova teoria que, contradizia o pensamento vigente na época de que as rochas haviam sido criadas por Deus de uma só vez.
Outro importante personagem nessa história foi James Watt, um famoso escocês conhecido por desenvolver melhor o funcionamento do motor a vapor, que posteriormente seria muito utilizado na Revolução Industrial inglesa.
Ao observar as máquinas de Watt, Hutton ficou estupefato com o poder da energia calorífica e então começou a indagar se esse mesmo calor não poderia movimentar também o planeta. Devido a presença de vulcões em seu país, pode observar que a lava nada mais era do que rocha fundida e então concluiu que a terra poderia se renovar continuamente e que seu interior era movido pelo calor. Em 1785 apresentou sua teoria da Terra como um sistema para a sociedade, no entanto, suas ideias foram refutadas e Hutton foi acusado de ateísmo. Dessa forma,