A História da Contabilidade
Curso de Ciências Contábeis
Anderson Dacal Rocha
A HISTÓRIA E A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Resumo
A História e a Evolução da Contabilidade
A contabilidade mostra indícios de sua existência na era primitiva, mais precisamente na Era da Pedra Polida, quando o homem abandonou a caça e passou a se dedicar a agricultura e o pastoreio. A necessidade de buscar terras para o plantio fez com que os bandos fossem desfeitos, surgindo as divisões para formar suas propriedades, que eram passadas hierarquicamente.
Os indícios apontam para a formação das primeiras cidades comercias sendo como as dos Fenícios, posteriormente sabe-se que demais cidades da Antiguidade também praticavam o comércio.
A Contabilidade surgiu da necessidade de registrar os bens ou produtos e, também, de inventariar os produtos para o comércio.
A invenção do Papiro (papel) e do Cálamo (pena de escrever), facilitou muito os registros das informações.
As trocas ou vendas de bens eram feitas por simples registros ou relatórios. Na Babilônia já se fazia a cobrança de Impostos por escrito, de forma rudimentar. Os Egípcios, em 2000 a. C., já contabilizavam as transações do governo.
O homem viu que conforme aumentava seu patrimônio, precisava que fossem feitos registros dos mesmos, pois já não conseguia mais memorizar seus bens e, pensando no futuro, começou a fazer os primeiros registros.
Surgiram então as primeiras administrações particulares. As operações econômicas foram ficando mais complexas, exigindo um aprimoramento do seu controle.
Em 200 a.C., em Roma, já existiam registros de Caixa, separados por Rendas, Despesas e Lucros. Já no período medieval, muitas inovações foram acrescidas, seja pelo Governo ou pela Igreja, mas foi na Itália que surgiu o termo “Contabilitá”.
Em um contexto geral, a evolução da Contabilidade pode ser dividida por quatro partes:
1. Mundo Antigo – das primeiras civilizações