A história da contabilidade no brasil
No dia 16 de julho de 1679, através da Carta Régia é criada a Casa dos Contos, órgão incumbido de processar e fiscalizar as receitas e despesas de Estado.
Em 1808, com a vinda da familia real, o Brasil prosperou com a abertura dos portos às nações amigas, a criação do Banco do Brasil,então Dom João VI, percebeu a necessidade de controlar melhor as contas públicas e receitas do Estado, e para este fim implantou o órgão Erário Régio, introduzindo o método das partidas dobradas.
As Aulas de Comércio no Brasil foram citadas em 1808, através do decreto do Príncipe Regente D. João VI, e através do Alvará de 15 de julho de 1809, foi oficializado as Aulas de Comércio no Brasil, com nomeação do Sr. José Antônio Lisboa, que se torna o primeiro professor de Contabilidade no Brasil, mais conhecido como O Visconde de Cairu.
Em 1850, surge o Código Comercial Brasileiro, que obrigava os comerciantes a fazer escrituração e manutenção de certos livros. No ano de 1869 foi criado a Associação dos Guarda-Livros da Corte.
Eu acredito que estes fatos foram fundamentais para a evolução da contabilidade no Brasil, pois à medida que o desenvolvimento se intensificou com o passar dos anos, novas situações se apresentaram, exigindo respostas mais rápidas e consistentes da Contabilidade e de seus profissionais, sendo que foi fundamental o trabalho dos pensadores e estudiosos D’Áuria e Herrmann Jr., pois participaram ativamente no reconhecimento da profissão contábil no País, ambos entendiam ser a Contabilidade uma ciência.
Na minha opnião é um texto de relevante importancia aos estudantes e a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a história da Contabilidade, pois revela com detalhes fatos