a historia dos quebson
477 palavras
2 páginas
O ExpressionismoO expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia. Índice
1.Arquitetura
2.Pintura
3.Musica
4.Cinema
5.conclusão
6.Bibliografia
7.Imagens
Neste trabalho não iremos abordar todas as categorias só as principais. Categorias do expressionismo
Arquitetura
Escultura
Pintura
Musica
Opera
Dança
Cinema
Fotografia
Arquitetura
Na arquitetura o Expressionismo não se constituiu em um movimento arquitetônico, propriamente, na medida em que não se formaram grupos culturais ou se propiciaram atividades comuns. Foram os arquitetos apenas incentivados pela contigüidade com movimentos de outras artes e pela inexistência de tipos arquitetônicos preestabelecidos para os novos programas, o que indicava o caminho da experimentação.
Imagem.1
Pintura
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
Principais características: pesquisa no domínio psicológico; cores resplandescentes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio.
Imagem.2
Musica
Música expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias extremas, melodias ásperas e angulosas, podendo ser atonal, dodecafônica e/ou serial. Assim como nas