A historia do telescópio
Um telescópio ou luneta astronômica é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar objetos que estão em longa distância, como Lua e os planetas, podemos dizer que um telescópio tem a estrutura muito semelhante à de um microscópio, sendo constituída por dois sistemas de lentes convergentes, sendo elas a lente ocular, que fica próxima ao olho e a objetiva que se encontra mais afastada da lente ocular. Este telescópio é o mais comum, ou seja, é o mais usado, é chamado de “telescópio refrator”, existe também outro instrumento também bastante usado pelos astrônomos que se chama “telescópio refletor”, no qual utiliza de uma lente ocular, um espelho plano e um espelho côncavo, e usado para observação de estrelas cada vez mais distantes.
HISTORIA
Em 1608 o fabricante de lentes neerlandês, Hans Lippershey, construiu o primeiro instrumento para a observação de objetos à distância “O Telescópio”. Ele desenvolveu um tubo com lentes para usar em guerras, ou, combates e não para observação do céu.
Após a construção do telescópio de Lippershey, em 1609 o astrônomo italiano Galileu Galilei, desenvolveu várias versões do aparelho feitas por ele mesmo a partir de experimentações e polimento de vidro. Galileu ficou considerado como sendo o primeiro homem a apontar o telescópio para o céu, usando o então para fins astronômicos. O telescópio de Galileu também é conhecido por luneta.
Então Galileu, utilizando seu instrumento óptico, descobriu diversos fenômenos celestes, entre os quais as manchas solares, as crateras e o relevo lunar, as fases de Vênus, os principais satélites de Júpiter, e a natureza da Via Láctea como a concentração de incontáveis estrelas. Iniciando assim uma nova fase da observação astronômica na qual o telescópio passou a ser o principal instrumento, deixando então os melhores instrumentos da antiguidade em esquecimento.
Pouco tempo depois de Galileu, Johannes Kepler descrevia a óptica das lentes, incluindo um novo