Telescópios Espaciais
Professora: Anahy Arrieche Fazio
Nomes dos Alunos: Leonardo, Matheus, Marcos e Pierre.
Turma: 4° F (Fabricação Mecânica)
Rio Grande, Abril de 2014
Introdução
No presente trabalho será descrito, sucintamente, a história dos telescópios espaciais, desde a sua invenção até os dias de hoje, abordando a evolução da tecnologia, permitindo grandes descobertas que vem ocorrendo ao longo do tempo. Ainda serão mencionados os quatro grandes telescópios espaciais da NASA, seguidos de imagens, algumas curiosidades e as considerações finais.
História dos Telescópios Espaciais
A ideia de criação do primeiro telescópio espacial foi introduzida pelo engenheiro de mísseis Heman Oberth, cujo expôs as vantagens que o mesmo oferecia para uma visualização mais ampla do espaço. Entretanto, a presença de alguns elementos, entre eles o vapor de água e as correntes de ar, impedem uma visualização nítida do universo, pelo fato de distorcerem os frágeis raios luminosos originados pelas estrelas.
Entre os anos de 1920 e 1930, foi criado o maior telescópio do mundo, com aproximadamente 2,54m, que permitia um melhor estudo dos astrônomos sobre as estrelas, galáxias e demais matérias não-bariônicas.
Em 1990 foi lançado ao espaço o telescópio espacial Hubble, com a finalidade de se observar e fotografar objetos astrônomos jamais vistos, como estrelas em formação, por proporcionar um alcance de 14 bilhões de anos-luz (1 ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros). Segundo a fonte: www.clubedeastronomia.com.br seu custo foi estimado em 2 bilhões de dólares.
Os quatro grandes telescópios da NASA
- Telescópio espacial Hubble (Luz visível e ultravioleta): Em 1990 foi lançado ao espaço o primeiro telescópio espacial, chamado Hubble, com a finalidade de se observar e fotografar objetos astrônomos jamais vistos, como estrelas em formação.
Imagem 1 – Telescópio Hubble
- Telescópio espacial