A historia do petróleo no mundo
O petróleo- Sob diversas denominações sempre esteve presente na historia da humanidade. Foi usado por Noé para vedar as juntas de sua Arca, e torna-la resistente e inexpugnável às aguas do Dilúvio. No Egito, além de calafetar as pirâmides, era usado para mumificar mortos e pavimentação de estradas.
São imensas as referencias à presença do petróleo na vida dos povos da Antiguidade. Sacerdotes hebreus, por exemplo, usavam-no, nos sacrifícios, para acender fogueiras nos altares: as chamas que irrompiam eram consideradas manifestações divinas.
Além das pirâmides do Egito, o betume serviu como material de construção no Templo de Salomão e na antiga Babilônia com tijolos assentados e asfalto nos famosos jardins suspensos da Babilônia.
Milênios antes de Cristo, o petróleo já era um valorizado produto comercial, usado também para embalsamar corpos, iluminar, impermeabilizar embarcações moradias e palácios, pavimentar estradas ou construir embarcações.
Usado como agente medicinal e para fins bélicos, também no passado Índios pré-colombianos usavam para decorar e impermeabilizar potes de cerâmica.
Para gregos e romanos, a principal aplicação era bélica, lanças incendiarias embebidas em betume eram uma de suas armas mais eficazes.
Ao longo de vários séculos, o petróleo foi recolhido na superfície. Em Baku, Capital do Azerbaijão (país desmembrado da ex- União Soviética), no início do século 19, os russos cavaram os primeiros poços, de maneira bastante artesanal, usando lanças de bambu, pás e enxadas, que atingiam profundidade de até 30 metros.
Cada um desses povos retirava o petróleo da maneira que seu conhecimento permitia, mas o fato é que sua utilização foi marcante, desde a antiguidade, chegando até a ser usado como medicamento, para a cura de cálculos renais, escorbuto, cãibras, gota, tônico para o coração e remédio contra reumatismo. Ainda no século XIX há busca de alternativa ao óleo brotando de rochas