A HISTORIA DO GRAFITTI

506 palavras 3 páginas
A HISTORIA DO GRAFITTI

A arte do grafitti é uma forma de manifetacao artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafitti e um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Imperio Romano.Seu aparecimento na Idade Contemporanea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafitti foi introduzido no Brasil no final da década de 1970 em Sao Paulo. Os grafiteiros nao se contentavam com o grafitti norte americano, então, começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafitti brasileiro e reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
O grafitti esta ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento o grafitti e a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente as menos favorecidas, ou seja, o grafitti reflete a realidade das ruas.
Muitas polemicas giram em torno desse movimento artístico, por um lado e desempenhado como qualidade artística e do outro nao passa de poluição visual e vandalismo.
Os grafiteiros se utilizam de uma assinatura que e chamada de TAG, como forma de demarcação de território. Alguns grafiteiros se destacaram ajudando a definir um estilo brasileiro de grafitti, sao eles:

Gemeos (Gustavo e Otavio)
Formados em desenho de comunicação pela Escola Tecnica Estadual Carlos Campos, começaram a pintar grafitti em 1997 e tornaram-se uma das influencias mais importantes, com trabalhos presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Grecia entre outros países.

Binho 3º mundo (Fabio Luiz Santos Ribeiro)
Desenvolve um apelo singular de expressão, dando vida a todos elementos da sua criação. Com seu estilo arrojado, ilustrou as embalagens de Nescau, campanhas publicitarias da Ford do Brasil, Motorola, Red Bull, etc. O artista conquista respeito por

Relacionados