A historia do empreendedorismo
Cristiane Persuhn Schmidt
Prof. Lucimara Elias de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD0208) – Prática Módulo II
04/12/12
RESUMO
Este trabalho explica o significado do empreendedorismo e o papel do empreendedor na sociedade e na economia. Mostra como o empreendedorismo começou e de que forma surge um empreendedor, apresentando suas vantagens e desvantagens. O empreendedorismo é útil, é positivo e importante para o desenvolvimento de países e regiões, sendo hoje o empreendedorismo a principal forma de desenvolvimento de um país. Mas não é fácil ser empreendedor, o que leva à necessidade de se pensar melhor acerca do empreendedorismo, para que os seus adeptos não sejam pegos de surpresa ao se tornarem empreendedores.
Palavras-chave: Empreendedor; Empreendedorismo no Brasil; Perfil Empreendedor.
1 INTRODUÇÃO
Conceitualmente se falando de empreendedorismo todas as pessoas acham que sabem o que é empreendedorismo, e muitas pessoas se dizem empreendedoras ou ter capacidade de empreender e mais ainda muitas pessoas tem o desejo de serem empreendedoras. O Empreendedorismo no Brasil teve uma ascensão na década de 90, juntamente com a privatização de muitas estatais e abertura de mercado interno para concorrência externa. Com esses fatos e o desenvolvimento muitos brasileiros ousaram serem empreendedores.
O empreendedorismo é útil, é positivo e importante para o desenvolvimento de países e regiões, porém não é o mar de rosas que apregoam, precisa ser planejado para que os seus adeptos não sejam pegos de surpresa e se tornarem empreendedores.
O foco deste trabalho está em apresentar os conceitos de o que é ser empreendedor, o histórico, o perfil do empreendedor, as vantagens de ser um empreendedor, o intraempreendedorismo e como estimular o espírito empreendedor dentro da empresa.
2 CONCEITO
Segundo