Empreendedorismo – conceito e história
Ruth Zimmer Rosa
Simone Schmidt
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão em RH (RHU 0061) – Gestão de Pessoas
03/12/2012
RESUMO
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer: aquele que assume risco e começa algo novo. Esta palavra foi usada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantilon para identificar o indivíduo que assumia riscos. Embora a palavra tenha quase três séculos de existência, a origem do empreendedorismo se perde no tempo. Como conceito podemos dizer que empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
Palavras-chave: Ideias, inovação, mercado, riscos.
1 INTRODUÇÃO
Ser um empreendedor no mundo atual é um diferencial que a empresa moderna precisa para sobreviver. O empreendedorismo se tornou conhecido no mundo e há algumas décadas vem sendo utilizado no Brasil a fim de evitar a falência de empresas em um curto espaço de tempo. O empreendedor é aquele que ama o que faz que tenha paixão pela sua empresa. É aquele que tem energia para dirigir seus negócios, acredita na realização de seus projetos. Sabe trabalhar em equipe, é comunicativo e conhece muito bem o ramo de atuação escolhido.
As estatísticas comprovam que 90% das pessoas não fazem o que gostam e esse é um dos principais motivos pelo qual o Brasil é o país que mais se fecham empresas no mundo. Porém, devemos incluir nessa estatística o fato de que o Brasil tem muitas dificuldades burocráticas e financeiras que atrapalham a sobrevida de muitos empreendedores. É preciso que o empreendedor tome consciência da situação real de sua empresa e crie soluções para inovar e implantar métodos que o façam progredir.
2 O