A historia de zeus
Na mitologia grega, Zeus era o principal deus olimpiano: deus do céu, dos raios e trovões... Rei do Olimpo, governante dos deuses e dos homens. Seus símbolos eram o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho, entre outros. Era considerado um deus sábio e justo.
Zeus, o rei dos deuses
Tinha como uma de suas principais características a fama de conquistador... De fato, Zeus teve vários filhos com outras deusas, ninfas e mortais. Foi casado com Métis e depois com Hera, que também era sua irmã. Era o mais jovem de seis irmãos; os outros cinco (Poseidon, Hades, Hera, Deméter e Héstia) foram comidos ao nascer pelo próprio pai, o titã Cronos, que temia que um de seus filhos se virasse contra ele e tentasse tomar o seu trono, como ele próprio fizera ao seu pai. Zeus, porém, foi salvo graças a um estratagema de sua mãe, Réia. Ela fugiu para a caverna de Dicte (a caverna mais distante do mundo) para dar a luz a Zeus sem que Cronos o soubesse. E quando este quis o menino para comer, Réia deu em seu lugar uma pedra enrolada a um cobertor de criança, que o titã comeu sem perceber. Zeus cresceu escondido nessa caverna, onde recebeu tratamento das ninfas da floresta e foi amamentado pela cabra Almateia.
Réia, dando uma pedra disfarçada a Cronos.
Ao crescer, sabendo de sua história, Zeus decide libertar seus irmãos do estômago de seu pai. Para isso, disfarçou-se de viajante e deu uma bebida a Cronos, que o fez passar mal e vomitar todos os seus irmãos, já adultos. Zeus então se une a seus irmãos a fim de tomar o trono de seu pai. Este, por sua vez, se uniu aos outros titãs e nos próximos anos aconteceria a chamada Guerra dos Titãs (Titanomaquia). De um lado os Titãs, liderados por Cronos. E do outro os deuses do Olimpo, liderados por Zeus. Zeus contra Cronos na Guerra dos Titãs.
Eles travaram uma guerra sem precedentes, usando a Terra como campo de batalha. Os olimpianos se organizavam no Monte Olimpo, ao passo que os titãs se organizavam no