A historia de henry ford
Henry Ford nasceu em 30 de Julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 07 de abril de 1947, na cidade de Dearborn com 84 anos. Foi o primeiro de seis filhos, a quem os pais – emigrantes escoceses nos Estados Unidos – puseram o nome de Henry Ford. Mal imaginavam que o nome de família viria a tornar-se famoso através da mítica marca de automóveis FORD. A sua mãe faleceu quando tinha apenas doze anos. Frequentou escolas rurais até aos seus quinze anos. Ainda jovem trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. E com isso foi desde cedo que o pequeno Henry começou a demonstrar interesse pela mecânica, em detrimento dos trabalhos de campo, tendo sempre demonstrado habilidades para invenções, particularmente na mecânica. Tirou o curso numa escola de comércio, todavia procurava sempre aumentar os seus conhecimentos de mecânica. Foi nesta época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística.
Depois dos estudos Henry Ford foi trabalhar para a Westinhouse Engine ocorrendo ai o seu primeiro contato com um motor de combustão interna em 1885.
Henry Ford saiu da terra natal Dearborn, no Michigan, aos 16 anos de idade para trabalhar como aprendiz de mecânico na cidade vizinha de Detroit. A partir desse momento, nunca mais parou. Em 1891, tornou-se engenheiro e depressa iniciou as suas experiências pessoais, tendo montado o primeiro motor em cima da banca da sua própria cozinha.
Henry Ford foi um empreendedor estadunidense do setor automobilístico, em 1886 herdou cerca de 33 hectares de terreno do seu pai. A razão deste retorno às terras foi seu noivado com Clara Jane Bryant, com quem casou-se (1888) e três anos depois (1891) tornou-se um engenheiro da Edison Illumination Company, em Detroit, como responsável pela manutenção do serviço elétrico da cidade e, nas horas vagas, planejou e construiu peça por peça um automóvel. No ano em que