A HISTORIA DE HENRY FORD
Henry Ford (1863-1947) o mais conhecido precursor da Administração Cientifica nasceu em Detroit, nos Estados Unidos, onde viveu e morreu, filho do imigrante Willian Ford e Mary Litogot.
Aos doze anos de idade Henry Ford já passava a maior parte do seu tempo livre numa pequena oficina montada por ele mesmo onde construiu seu primeiro motor a vapor.
Foi aprendiz de mecânico, trabalhando na oficina de James Flower , e depois na fábrica Detroit Dry Dock . Acabou especializando-se em relojoaria chegando inclusive a elaborar planos para a fabricação de relógios baratos em longa escala tão logo terminou seu aprendizado transferiu-se para Wostinghouse , onde permaneceu até 1881.
Em 1881 conseguiu um emprego na Edison Iluminating company tornando-se engenheiro chefe em menos de dois anos.
Casou-se com Clara Bryant em 1888 ,com quem teve um único filho nascido em 1893, Edsel Bryant Ford.
No mesmo ano de 1893 começou a careira como construtor de automóveis, quando conseguiu construir um pequeno motor a gasolina que testou na pia de cozinha de sua casa juntamente com sua esposa Clara.
No ano de 1896, nasceu o Quadriciclo , o 1° automóvel Ford da história montado sobre chassi com quatro rodas de bicicleta e com um motor a gasolina de dois cilindros e quatro HP, construído pelo próprio Henry, para testar sua invenção pelas ruas ele teve que quebrar as paredes de sua própria garagem, pois o veiculo não passava pela porta de sua garagem.
Modelo de Quadriciclo
Figura: automóvel brasileiro.blogspot.com
Henry Ford não foi quem criou,mas quem elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa ,que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade através de peças padronizadas e trabalhador específico. Peças padronizadas: utilização do sistema de calibragem para todas as peças em todo o processo de manufatura, dando origem ao controle de qualidade. Exemplo: seu motor de quatro cilindros era fundido em uma única peça ao