a historia das coisas
O Vídeo “a história das coisas” nos mostra um modelo econômico que por visar o lucro, implanta na sociedade uma política de consumo, de um gastar inconsciente e desnecessário que resulta numa grande produção de lixo e consequentemente um desastroso impacto ambiental.
O mercado produtor teve seu desenvolvimento a partir da Revolução industrial, responsável pelas transformações provocada na relação entre consumidores, fornecedores e Estado.
O Sistema Capitalista foi o grande vilão desse desequilíbrio, seguido da publicidade(mídia) e do individualismo. Esse sistema desperta na sociedade a necessidade do consumo exagerado e muitas vezes desnecessário, o comprar por comprar, muitas vezes sem precisar.
Os produtos tem cada vez, menos tempo de vida útil, quando quebram, as assistências técnicas cobram tão caro que não compensa consertá-los, levando o consumidor a comprar um novo produto.
A publicidade(mídia) com suas propagandas atrativas, induz o indivíduo a consumir mais.
As pessoas são constantemente manipuladas pelo mercado consumidor, as facilidades de crédito, o IPI zero para os automóveis, os celulares com tecnologia de ponta tornam-se um atrativo irresistível para uma sociedade consumista.
No Brasil e no mundo, vem crescendo uma preocupação com a preservação do meio ambiente que pela falta de consciência do indivíduo e mal uso dos recurso naturais vem impactando o planeta.
Na ECO 92 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro e amplamente discutido entre vários países a preocupação com o consumo sustentável estabelecendo a responsabilidade ambiental entre fornecedores e
- 1 -
consumidores visando a conservação do meio ambiente para as futuras gerações, se preocupando e buscando meios de se precaver para que o consumo não seja um problema devastador dos recursos naturais, e um dos assuntos mais debatidos nesse encontro foi a reciclagem.
A reciclagem busca o desenvolvimento sustentável, sendo feita uma parceria do Estado com