A historia das coisas
O vídeo a história das coisas nos mostra de onde vem e para onde vão todas as coisas que compramos quando nos desfazemos delas. É um alerta para percebermos como estamos contruibuindo de força negativa para a total destruição do planeta. Este explica as etapas pelas quais os produtos passam até chegar até nossas casas para utilizarmos. É relatado como é feita a extração das matérias primas, que é a exploração de recursos naturais, feita através do corte das árvores, exterminação de animais, devastação das florestas e o consumo de toda a água disponível no planeta. Mostra como é feita a produção que é realizada de forma pavorosa, onde misturam as matérias primas a químicos tóxicos para produzir mais produtos, o que causa um grande impacto na saúde de quem produz os mesmos, podendo intoxicar o cérebro e acarretar doenças como o câncer e os efeitos causados ao ambiente no qual esta produção está inserida, tais como a grande poluição de ar e rios causada pelas fábricas, que atingem até cidades localizadas a quilômetros de distância através do vento.
De acordo com o vídeo a distribuição dos produtos deve ser feita com o objetivo de manter os preços baixos, para que as pessoas comprem tudo o mais rápido possível. E para que isso aconteça as empresas exteriorizam os custos da produção, pagando baixos salários aos trabalhadores das lojas e destruindo a vida de jovens e crianças que perdem seu futuro trabalhando nas minas e fábricas de onde vem os aparelhos eletrônicos que usamos.
A comercialização é evidenciada no vídeo como uma seta de consumo chamada de coração do sistema, no qual nosso valor é medido de acordo com o que contribuímos para esta seta. Podemos notar o quanto a população se tornou muito mais consumistas nos últimos anos através do documentário. Impulsionada por duas estratégias sendo estas a obsolescência planejada onde as coisas são criadas de forma a se tornarem inúteis em pouco tempo, para que assim possamos nos desfazer