A Hist Ria Da Computac O
Resenha Crítica
Talles Fernando Silva - Matrícula: 140173633
Professor: Marcos Fernandes Caetano Disciplina: Computação Básica – Turma G
Referência bibliográfica:
MONTEIRO, A. Mário. Introdução à Organização de Computadores – 4.ed.LTC
FILHO, FONSECA, CLÉUZIO. História da Computação – O caminho do pensamento e da tecnologia – EdiPUCRS.
Resumo:
A história da computação engloba várias áreas da ciência que evoluiram juntamente durante o processo de maturidade da ciência em si. Partindo do simples questionamento Aristotélico do modelo metafísico da época, saindo da abstração do conceito número e passando pela complexidade da matemática e a lógica, captando as facetas positivas da Segunda Guera Mundial, foi se consolidando até chegar ao ponto em que vivemos hoje.
Foram vários os processos que a computação passou, colhendo frutos da evolução da eletrônica e da miniaturização das placas, onde possibilitou a criação de cenário sólido com grandes promessas futuras para a sua complementação.
O presente trabalho irá apresentar os aspectos básicos e tecnológicos que compuseram essa evolução.
A história da computação
A historia da computação não deve ser isolada da própria evolução da ciência e suas áreas correlatas. Ela em si engloba uma série de áreas da ciência que foram evoluindo concomitantemente,
como
a
eletrônica
digital,
matemática,
lógica,
engenharia entre outras. Foram vários os caminhos que a computação passou até consolidar o terreno sólido que vivemos hoje em dia.
Podemos destacar que a necessidade de computar informações de forma a traçar processos práticos no meio do homem, está ligada a civilizações antigas que usavam até mesmo os dedos para estabelecer um produto contábil para fins diversos.
O conceito de número foi se expandindo, partindo da simples ideia de quantificar objetos até uma forma abstrata do ser humano representar em grandezas.
Várias civilizações durante a história da ciência desenvolveram sistemas
precários