A Higiene ocupacional no Brasil
O trabalho será desenvolvido a fim de contar um pouco sobre a história da Higiene do Trabalho, como ela surgiu como foi sendo desenvolvida ao longo dos anos, quem começou a desenvolver teses sobre o assunto. O conteúdo será voltado mais para o início da história do tema escolhido. As referências foram tiradas da internet, com base em alguns autores como por exemplo MIRANDA, 1993 – RODRIGUES.
Belo Horizonte
Setembro/2013
A HISTORIA DA HIGIENE OCUPACIONAL NO BRASIL
Belo Horizonte Setembro/2013
Desde seu aparecimento na Terra, o homem está exposto a riscos, os quais não têm controle, conseqüentemente está exposto a acidentes. Ao longo dos anos, foi desenvolvendo novas tecnologias, as quais facilitam a execução das suas atividades, mas por outro lado trazem novos riscos, sujeitando o homem a acidentes e doenças decorrentes desse processo.
Pela história já estudada, a preocupação com acidentes e doenças do trabalho surgiu na Grécia com Hipócrates, que analisou e referenciou os efeitos do chumbo á saúde humana. No Antigo Egito e no mundo Greco-Romano, já existiam estudos e realizados por leigos e médicos, relacionados à saúde e ocupações.
Após a Revolução Mercantil no século XIV, o conhecimento deste assunto teve uma progressão, com os estudos de médicos como Ulrich Ellenbog, Ysbrand Diemerbrock, George Bauer e Paracelso, o último, escreveu a primeira monografia específica sobre a relação do trabalho e doença, com assunto sobre métodos de trabalho e substâncias