A herança romana na sociedade atual
Cássio Linden Albert
Luis Henrique Hendges
O objetivo deste trabalho é apresentar a influência e a herança que os romanos deixaram para a sociedade atual e também mostrar que essa influência não só está na História Antiga, mas também no nosso dia-a-dia.
A principal fonte usada neste trabalho foram os livros (incluindo o didático desse ano). A internet foi utilizada para complementação e revisão.
O Império Romano foi um Estado que começou a se desenvolver a partir da península ibérica por volta do ano 27 a.C.. Sua expansão começou na república, mas teve seu ápice na época do império, sob o comando do imperador Trajano.
Nessa época, alcançou cerca de 6,5 milhões de km² da superfície terrestre e, por conta disso, as instituições e a cultura de Roma sofreram grande influência da religião, arquitetura, direito, filosofia, idioma e também na forma de governo dos povos conquistados. A partir do século III, o império foi constantemente dividido em ocidente/oriente. O Império Romano do Ocidente caiu em 476 quando Rômulo
Augusto foi forçado a abdicar ao chefe militar germânico Odoacro. O Império
Bizantino, em 1453 terminou com a morte de Constantino XI e da tomada de
Constantinopla pelos turcos otomanos liderados por Mehmed II.
Não podemos negar que o Império Romano deixou uma valiosa herança ao
Ocidente, pois dela usamos o seu modelo de direito, a poderosa administração central e municipal, arquitetura, literatura e até a língua portuguesa, derivada do latim. E mesmo quando estava em completa decadência, o Império Romano ainda exercia imenso prestígio por sua notável organização política e administrativa. Ao conquistar mais e mais povos, Roma queria espalhar por toda a parte seus métodos administrativos, sua língua, costumes etc. Bem, e conseguiu. Sua queda marcou o fim da história antiga e deu início à Idade Média, mas o que a Roma antiga deixou ao mundo, principalmente ao ocidente, jamais será esquecido.
Os