A Hemorragia
A Hemorragia é a perda de sangue, para o meio externo ou interno, por ruptura ou laceração de vasos sanguíneos. Pode ser classificada quanto à forma, ao tempo, anatomicamente e clinicamente. Pode apresentar diversas causas, o que determina a gravidade da lesão. As consequências também variam de acordo com tais lesões. A hemorragia é diagnosticada através de vários sinais e sintomas detectados no paciente, e a maneira de contê-la depende do seu nível. Dentre as técnicas, estão: compressão direta, indireta e torniquete. Existem alguns procedimentos básicos para Pronto Socorro em hemorragias, que dependerá da profundidade do corte, da extensão dos ferimentos, da presença de corpos estranhos na ferida, se a hemorragia não parar e se houver sangramento de algum dos orifícios da face.
O QUE É HEMORRAGIA?
Hemorragia é todo derramamento de sangue do organismo humano para fora dos vasos sanguíneos. O sangue tem uma função vital e fundamental no organismo, além de transportar os nutrientes e o oxigênio para as células. Também leva o gás carbônico e outros resíduos e substâncias para os órgãos excretores do corpo. O sangue tem funções nutritivas, excretoras e imunológicas essenciais ao nosso organismo, o que leva a concluir que a perda de tal elemento em nosso corpo é extremamente prejudicial e, dependendo da quantidade e do caso, mortal. Uma hemorragia com muita perda de sangue não devidamente tratada pode levar a vítima a um estado de choque e, posteriormente, a óbito. Já em casos de hemorragias de menor proporção, pode trazer um quadro de anemia (falta denutrientes, e baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue).
Classificação das Hemorragias do ponto de vista anatômico
Hemorragia Arterial- quando uma artéria é rompida ou cortada e o sangramento ocorre em jatos intermitentes, na mesma pulsação das palpitações cardíacas. O sangue nesse tipo de hemorragia, apresenta uma coloração vermelha clara e brilhante. Costuma ser mais