A hemorragia e seus efeitos
HEMORRAGIA
Hemorragia ou sangramento é a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta inicial do sistema cardio-circulatório à perda aguda de sangue é um mecanismo compensatório, isto é, ocorre vasoconstrição cutânea, muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida. Ocorre também um aumento da freqüência cardíaca para tentar manter o débito cardíaco
HEMORRAGIA
Hemorragia capilar: pelo rompimentos de vasos sanguíneos muitos pequenos, Hemorragia arterial: pelo rompimento de uma artéria, Hemorragia venosa: pelo rompimento de uma veia, Hemorragia externa: quando o sangue “sai para fora” do corpo, Hemorragia interna: é o resultado de um ferimento profundo com lesão de órgãos internos. Hemorragia mista: quando ocorre mais de um tipo de hemorragia.
O SOCORRISTA DEVE CONTROLAR AS HEMORRAGIAS TOMANDO AS SEGUINTES MEDIDAS:
TÉCNICA DE COMPRESSÃO DIRETA SOBRE O FERIMENTO: Controle a hemorragia fazendo uma compressão direta sobre a ferida que sangra com sua mão (protegida por luva descartável), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção.
O SOCORRISTA DEVE CONTROLAR AS HEMORRAGIAS TOMANDO AS SEGUINTES MEDIDAS:
TÉCNICA DA ELEVAÇÃO DO PONTO DE SANGRAMENTO: Mantenha a região que sangra em uma posição mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuirá para diminuir o fluxo de sangue circulante e, consequentemente, o sangramento. O ideal é que se coloque um curativo estéril sobre o ferimento, cobrindo-o completamente. Se não houver, use o material disponível mais limpo, como por exemplo, o absorvente higiênico.
O SOCORRISTA DEVE CONTROLAR AS HEMORRAGIAS TOMANDO AS SEGUINTES MEDIDAS:
TÉCNICA DA COMPRESSÃO SOBRE OS PONTOS ARTERIAIS: Caso a hemorragia for muito intensa e você não conseguir fazer parar a saída do sangue, tente controlar o sangramento