A Guerra dos Farrapos
Disciplina: Seminario Integrado Turma: 301
Professora: Juliana Ditadi Serie: 3 ano
Guerra do Farrapos
Vinicius Panazzolo
Agosto 2014
Nova Roma do Sul
1. Titulo: Guerra dos Farrapos.
2. Tema: Origem a Republica Rio-Grandense.
3. Justificativa: Resolvemos escolher este assunto pois levamos conosco em nossas raízes contendo um significado grandioso para todo gaúcho que sempre quis ser independente e também serviu de exemplo influenciando outras províncias brasileiras.
4. Objetivo Geral: Esta ficou conhecida a revolução regional de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense.
5. Objetivos Específicos:
5.1 Quais foram as causas:
5.2 Como foi a historia:
5.3 Os desdobramentos do conflito:
5.4 O fim do movimento:
5.1 Quais foram as causas:
- Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
- Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
- Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
- Os farroupilhas eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
5.2 Como foi a história:
A Guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó (Período Regencial). Esta rebelião, gerada pelo descontentamento político, durou por uma década (de 1835 a 1845). O estopim para esta rebelião foi as grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (os Liberais Exaltados) e outro