A Grande "Explosão"
Big Bang (ou Grande Explosão) é uma teoria anunciada em 1948 pelo cientista George Gamow e pelo padre e astrônomo Georges Lemaître, baseada na teoria da relatividade do físico Albert Einstein e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble e Milton Humason, os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras, criada para explicar como surgiu o Universo e tudo que se encontra nele.
Ela explica que no começo, cerca de 14 bilhões de anos atrás, o universo todo, toda sua matéria e energia, se comprimia em apenas um ponto, formado por partículas subatômicas, com área de volume zero e densidade infinita. Esse ponto extremamente quente se expandiu rapidamente, diminuindo sua densidade e seu calor. Após a “grande explosão”, ainda houveram muitas outras de menor proporção, chamadas supernovas, que nada mais eram do que a “morte” de estrelas que haviam se formado em meio a junção de elementos liberados no Big Bang, e que liberaram novos elementos essenciais para a formação do universo.
Cerca de 1 milhão de anos depois, os elementos químicos que haviam se expandido, esfriado e se tornado partículas sólidas, começaram a se atrair através do campo magnético contido neles, formando assim as galáxias e sucessivamente tudo o que existe.
Fontes:
Vídeo “Big Bang” por Prof. Luciano Dias www.youtube.com Big Bang - A Teoria do Big Bang – Brasil Escola www.brasilescola.com Como funciona a Teoria do Big Bang – Como Tudo Funciona
www.hsw.uol.com.br