A grande depressão em outros paises
A Grande Depressão causou grande recessão econômica não só nos Estados Unidos da América, mas tambem em grande parte da Europa, Asia e Oceania.Gerando efeitos similares, tais como fechamento de estabelecimentos bancários, financeiros , comerciais e industriais e a demissão em massa de trabalhadores.O que mais agravou a situação foi um ato americano feito em 1930 (Ato Tafário Smoot-Hawley) que aumentava muito os impostos de produtos não-perecíveis estrangeiros, causando assim atos semelhantes em outros países, reduzindo drasticamente exportações e o comércio internacional.
Em vários dos países afetados, partidos políticos extremistas, de caráter nacionalista, apareceram . A grande maioria, se não todos, prometiam retirar o país (ou uma dada província/estado) da recessão. Outros partidos políticos extremistas, porém, conseguiram chegar ao poder, notavelmente os nazistas na Alemanha e os fascistas na Itália.
França
Na França, a Grande Depressão atingiu o país um pouco mais tardiamente do que outros países, em torno de 1931. Como o Reino Unido, a França estava ainda recuperando-se da Primeira Guerra Mundial, tentando sem muito sucesso recuperar os pagamentos que possuía direito da Alemanha. Isto levou à ocupação do Ruhr por forças francesas no início da década de 1920. A ocupação francesa do Ruhr não fez com que a Alemanha retomasse os seus pagamentos, levando à implementação do Plano Dawes em 1924, e do Plano Young em 1929. Porém, a Grande Depressão teve drásticos efeitos na economia local, e explica em parte os motins de 6 de fevereiro de 1934 e a formação da Frente Popular, liderada pelo socialista Léon Blum, que venceu as eleições de 1936.
Alemanha
A Alemanha foi derrotada pela Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial. A Entente cobrou pesadas indenizações de guerra por parte dos alemães - que em dólares americanos atuais seriam da ordem dos trilhões de dólares - entre outras pesadas punições impostas pelo Tratado de