A Grande Comissão
A frase célebre de Jesus “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mateus 16:15) reflete seu íntimo desejo de ver sua igreja crescer e alcançar os confins da terra (Atos 1:8). O “Ide” proclamado por Jesus não é uma responsabilidade específica dos ministérios de evangelismo e missões, como se esta ordem fosse uma responsabilidade exclusiva deles. Pelo contrário, todos os ministérios da igreja local, incluindo o ensino, foram cuidadosamente idealizados por Jesus Cristo para suprirem as necessidades da igreja e expandirem o Evangelho do reino a todas as nações. Todas as áreas, departamentos, ministérios e todos os dons concebidos pelo Espírito Santo são diferentes ferramentas que visam um fim proveitoso e consequentemente, a expansão do reino de Deus. De uma forma bem especifica, a missão do ministério de ensino está diretamente ligada à Grande comissão de Mateus 28:18-20 - “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
A função do ensino é antes de tudo, cumprir a Grande Comissão e, para que isto se concretize, a palavra de Deus precisa ser falada.
O mandato educacional da igreja é a tarefa que o Senhor Jesus Cristo nos confiou de educar o mundo através da proclamação do evangelho e da ação do discipulado. É a grande comissão exercida de maneira pedagógica e didática por meio do magistério da Palavra de Deus.
De forma objetiva, o primeiro passo da evangelização/ensino é fazer uma breve exposição da Palavra de Deus ao perdido e, depois de sua conversão, discipulá-lo para que “conheça e prossiga em conhecer a Deus”, conforme nos explica (Oseias 6:3).
Na visão de Karl Barth um dos maiores teólogos do século 20, “a