A globalzação
GLOBALIZAÇ
ÃO
Trabalho realizado por:
Ana Rita Ferreira Nº1
Angelina Krutyak Nº2
Kateryna Varvyanska
Nº14
índice
Introdução………………………………………………………
………………………………3
Noção………………………………………………………………
………………………………4
Etapas………………………………………………………………
………................5, 6 e 7
Fatores que contribuíram para o desenvolvimento………………….8 Impactos económicos………………………………………………… ………………..9
Impactos
sociais…………………………………………………………
………………..10
Impactos
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a globalização em geral, como a noção, as etapas, os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, os impactos económicos, sociais e culturais e os aspetos negativos e positivos.
Noção
A
globalização é um conjunto de transformações na ordem política e económica mundial visíveis desde o final do século XX.
Trata-se de um fenómeno que criou pontos em comum na vertente económica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. Etapas
1ª etapa – (1450 a 1850) Dominada pela expansão mercantilista da economia europeia, marcou o primeiro estabelecimento das feitorias comerciais na Índia, China, Japão e abriu também aos conquistadores europeus as terras do novo mundo, a revolução burguesa fez com que a busca pela realização pessoal promovesse a ascensão social das massas, abolição da servidão na maioria dos países, o mercado chinês é aberto pelo tratado de Nanquim, etc.
2ª etapa
Belicista: pessoa que é a favor da guerra Entre 1850 a 1950, é caracterizada pelo expansionismo industrial imperialista e colonialista, agitação da corrida imperialista e belicista que