A Gestao Como Um Processo De Escolhas
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS
A gestão nas organizações é o processo de alinhar pessoas e atividades para a obtenção de objetivos comuns de forma eficiente e eficaz. A gestão tem muitas facetas, sendo as mais comuns o planejamento, a organização, a direção e o controle de atividades e pessoas pertencentes a uma organização.
Existe uma grande variedade de estilos de gestão, que dependem da organização, do meio envolvente e dos objetivos distintos a atingir. O estilo de gestão não deve ser sempre o mesmo, devendo adaptar-se e renovar-se continuamente. No mundo dos negócios atual, a gestão como um processo de escolhas, assim como a mudança organizacional é um requisito para o sucesso. A mudança organizacional é necessária para lidar com inovações, novas tecnologias, mudanças nas demandas dos clientes e outras questões críticas de negócios.
Há alguns anos muitas empresas vêm dedicando parte do seu tempo para refletirem sobre as mudanças que o mundo dos negócios vem presenciando. Mas, embora a maioria das organizações ainda não perceba que seus mercados estejam em constante mudança, as exigências dos clientes e as forças competitivas vêm mudando significativamente a cada período de poucos anos.
Vários setores como telecomunicações, siderurgia, e entretenimento – por exemplo – vêm mudando de tal forma que, as estratégias antes vitoriosas, hoje em dia não funcionam mais. O atual panorama econômico está sendo moldado pela tecnologia e pela globalização. A tecnologia impulsiona a globalização e o melhor exemplo disso ocorre quando uma pessoa se senta à frente de seu computador, digita um e-mail, informa o número de seu cartão de crédito, compra vários produtos, sejam eles populares ou não e os recebe no dia seguinte em sua própria residência.
Além da tecnologia e da globalização a desregulamentação vem proporcionado novos cenários à nossa economia, pois até poucos anos existiam muitas empresas estatais protegidas pelo monopólio econômico. Após o