A geração de energia elétrica e o desenvolvimento sustentável
Este capítulo é composto por cinco tópicos, assim organizados:
1. Fontes de energia: uma visão integrada;
2. Energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável;
3. Geração de energia elétrica: o cenário brasileiro;
4. Sistemas interligados e isolados: planejamento centralizado e descentralizado;
5. Inserção ambiental de projetos de geração elétrica: instrumentos preventivos;
Esse material é de sucinta importância pra um maior aprofundamento sobre os vários tipos de energia e a melhor forma de utilização, dando ênfase no desenvolvimento sustentável. O autor trata as questões de forma simplista deixando o material de fácil compreensão e assim dando-nos a oportunidade de fazer uma analise mais criteriosa a cerca dos assuntos tratados, principalmente sobre a metodologia mais adequada de gerenciamento dos resíduos que é a política da redução na fonte, a reutilização e a reciclagem conhecida também como política dos 3R’s entre os outros assuntos.
Abaixo inicio a resenha por tópicos abordando de maneira breve cada assunto em discussão:
1. Fontes de energia: uma visão integrada
As fontes primárias usadas para a produção da energia elétrica podem ser classificadas em não-renováveis e renováveis.
São consideradas fontes não-renováveis aquelas passíveis de se esgotar por serem utilizadas com velocidade bem maior que os milhares de anos necessários para sua formação. Nesta categoria estão os derivados de petróleo, os combustíveis radioativos (urânio, tório, plutônio etc.), a energia geotérmica, o gás natural.
Fontes renováveis são aquelas cuja reposição pela natureza é bem mais rápida do que sua utilização energética (como as águas dos rios, marés, sol, ventos) ou cujo manejo pelo homem pode ser efetuado de forma compatível com as necessidades de sua utilização energética (como a biomassa: cana-de-açúcar, florestas energéticas e resíduos animais, dejetos humanos, industriais).
No caso do Brasil, a