A física e o meio ambiente
Índice
Ciclo da água Energia Renovável A importância da Energia Solar A importância da Energia Nuclear Formação do Arco Íris Concentração de N2 no ar respirado Eletromagnetismo e o Meio Ambiente Pressão atmosférica no fundo do mar A importância da gravidade
Ciclo da água
Um dos ciclos básicos para a vida na Terra, é o ciclo da água também denominado ciclo hidrologia, é responsável pela renovação da água no planeta, tem seu início com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios. Essa evaporação se dá por causa do calor provocado pelo Sol e pela ação dos ventos, transformando a água do estado líquido para o estado gasoso. Por ser mais leve que o ar, esse vapor da água sobe na atmosfera e forma as nuvens, que quando são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta à superfície em forma de chuva, neve ou granizo.Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorre dois fenômenos: um deles consiste no seu escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e o outro é a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. As águas da chuva ficam retidas no solo nas áreas onde há vegetação. Essa água é usada pelas plantas. Outra parte da água acaba indo para os rios, essa água retorna ao mar, onde novamente evapora.
A energia contida nas águas correntes dos rios foi aproveitada antigamente através de moinhos de água e mais recentemente por intermédio das chamadas usinas hidroelétricas. O aquecimento desigual da atmosfera terrestre pelo Sol provoca o surgimento de regiões com diferenças na pressão do ar. As regiões de ar sob altas pressões tendem a mover-se para regiões de baixas pressões, criando os ventos.
Esse é o ciclo da água. A evaporação das águas da superfície terrestre é constante e novos ciclos se formam a todo instante.
Energia Renovável
A