A Física do Século XX
Do século XVII até o final do século XIX, a física de Newton aperfeiçoou-se e ampliou seu campo de aplicação. Transformou-se, assim, em uma ciência de grande utilidade prática para os homens.
No começo do século XX, porém, o conhecimento físico passou por novas transformações. Apesar de sua importância, a física de Newton não conseguia responder a uma série de novas questões.
Duas novas teorias foram propostas, em meio à crise da física newtoniana - a Teoria Quântica e a Teoria da Relatividade.
A construção da Teoria Quântica teve início com.um trabalho do físico alemão Max Planck , publicada em 1900. Através dessa teoria, aprofundou-se o conhecimento humano sobre o mundo microscópico.
Outro físico alemão, Albert Einstein , foi o responsável pela elaboração da Teoria da Relatividade. Em 1905, ele publicou a parte inicial de sua teoria e completou-a com outros trabalhos, em 1915.
A Teoria Quântica e a Teoria da. Relatividade são complementares e alteram a física newtoniana em aspectos diferentes. Elas explicam todos os fenômenos que a física de Newton explicava e vão além.
Veremos, agora, quais as principais alterações que a Teoria da Relatividade provocou na física de Newton.
O que mudou com a relatividade:
A mudança fundamental proposta por Einstein é a seguinte: existe uma velocidade máxima possível no nosso universo, ao contrário dó que Newton admitia. Essa velocidade máxima é a velocidade de propagação da luz no vácuo: cerca de 300 000 km/s.
A luz propaga-se com uma velocidade que, não depende da velocidade da fonte que a emite e nem da velocidade do observador. Em outras palavras a velocidade da luz é absoluta.
Os efeitos relativísticos:
Dilatação do tempo - A descoberta do caráter absoluto da velocidade da luz trouxe como conseqüência uma, nova maneira de se conceber o tempo na física relativística. Estamos acostumados à idéia de que o tempo passa da mesma maneira para corpos parados ou em movimento; para nos, o