a formação do brasil
Este trabalho é formado de pesquisa bibliográfica com o tema identidade do povo brasileiro, onde buscamos compreender e discutir como se formou a ideia de “povo brasileiro” a partir das várias origens culturais do país; este trabalho foi realizado utilizando as ideias de alguns autores para aprendermos as diferenças entre os grupos étnicos onde também podem significar desigualdade, pois na história do Brasil, certos grupos exploraram e discriminaram outros.
Não é uma tarefa fácil se integrar à outra cultura, conhecer outra língua e aprender hábitos novos. Em geral, as pessoas deslocam-se entre países ou estados à procura de trabalho e de melhores condições de vida, mas as adaptações são muitas vezes difíceis. Por isto, uma das possibilidades mais comuns é que tais pessoas procurem manter suas tradições. Assim, elas preservam sua identidade e memória. Ao mesmo tempo, ao se manter próximo da sua própria cultura e da comunidade, o imigrante consegue se proteger melhor do preconceito e da discriminação é comum ouvir histórias mais antigas sobre a chegada de estrangeiros no Brasil e sobre a existência de grupos mais ou menos incorporados aos costumes e à cultura que se formou no país. Alguns destes grupos permaneceram em áreas rurais e tentaram preservar suas culturas de origem, outros foram se integrando aos espaços urbanos, ainda que vivendo em bairros de imigrantes. Grande parte da população brasileira tem ascendência estrangeira: você sabe de onde vieram seus antepassados?
Para melhor entendimento deste trabalho iremos dividi-lo em quatro partes para discutir como se formou a ideia de “povo brasileiro” a partir das várias origens culturais do país; Identificar a influência de determinados grupos sociais e étnicos na divulgação de ideias sobre a história do Brasil. Analisar a transformação da diversidade étnica e cultural em desigualdade e exclusão.
DESENVOLVIMENTO
1 A formação do povo brasileiro
Na história mais recente do país, não existe uma