A formação da itália e da alemana e a comuna de paris
(1848-1871)
Até a segunda metade do século XIX, a Itália e Alemanha ainda não existiam como países.Seus territórios eram formados por diversos pequenos Estados, cada um com seu governo. Neste capítulo vocês vão estudar os principais fatos que levaram á formação desses dois importantes países da Europa. Vão estudar também a comuna de paris,uma revolta dos trabalhadores parienses causada pela derrota da França na guerra contra a Prússia.
A formação da Itália e da Alemanha Em 1815, depois da derrota das tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte, os países vitoriosos se reuniram no congresso de Viena e firmaram um acordo para defender seus integrantes. Representantes da Áustria, da Rússia da Prússia, da Inglaterra e da França redefiniram as fronteiras européias. Essa configuração da Europa durou mais de quarenta anos, até começarem os movimentos pela unificação dos territórios Italianos e alemão.
A formação da Itália Até 1870 o território italiano era formado por vários reinos com organização política própria. Cada um desses reinos era controlado por uma família nobre. Ao longo dos séculos, essas famílias lutaram pelo poder e pela tomada de territórios na península itálica. Além delas, países como Espanha, Áustria e França conquistaram possessões no território italiano.
Grande parte da população da península itálica se opunha ao domínio estrangeiro. Em especial o reino do piemonte-sardenha, região próspera que desejava ampliar o mercado consumidor de seus produtos. A união dos Estados alemães Após o congresso de Viena (1815), o império germânico, formado por mais de 240 Estados, foi substituído pela confederação germânica, com 39 Estados. A partir de 1834, apesar da oposição da Áustria e da França, que temiam a formação de uma potência germânica, vários Estados alemães se uniram em torno de uma liga comercial, o Zollverein. Essa