Trabalhos acadêmicos
Expressão constitutiva: quando as proteínas são permanentemente necessárias e os respectivos genes são permanentemente transcritos.
Expressão induzida: as proteínas são apenas necessárias quando a bactéria se encontra acrescer em condições especiais.
Pelo fato de se tratar de células mais simples, a regulação ocorrerá essencialmente ao nível da transcrição, em detrimento da tradução. O processamento de RNAm não ocorre nas células procarióticas, pois o RNAm ,logo após a transcrição, é imediatamente traduzido pelos ribossomas.
Os genes bacterianos possuem também sequências reguladoras, localizadas na sua proximidade. Estas sequências são em menor número e menos complexas que as dos eucariontes.
Tipos de regulação dos genes em procariontes
Regulação negativa: o operon é bloqueado pela forma ativa do repressor. A ligação do repressor ativo ao operador impede a ligação da RNA polimerase ao promotor e inibe a transcrição. * ◦Operon repressível: O repressor é sintetizado na forma inativa, com pouca afinidade para o operador, o que permite a transcrição dos genes estruturais. O produto final da via metabólica funciona como co-repressore, quando a sua quantidade aumenta, liga-se ao repressor e ativa-o. O repressor ativo liga-se ao operador e bloqueia a transcrição. Quando a quantidade do produto final diminui, a transcrição é retomada. * Processo de regulação característico de vias anabólicas que sintetizam produtos essenciais a partir de percussores. A suspensão da transcrição de genes que codificam um produto presente no meio em quantidades u, sendo essencial para a resposta à variação das condições ambientais e adaptação evolutiva. Ex: Operon trpem E.coli.
◦Regulação positiva: uma proteína reguladora, o regulador, estimula diretamente a expressão dos genes. * O regulador é ativado pela ligação de uma molécula específica. Na sua forma ativa, liga-se a um local a montante do promotor, facilitando o acesso da RNA