A Forma O Da Cultura Brasileira
A influência africana tem uma grande importância e contribuição para cultura brasileira e às vezes, nem nos damos conta de como ela está presente.
No Brasil, a cultura africana chegou através do tráfico negreiro que trouxe para o País povos da África na condição de escravos. Milhões africanos tiveram que deixar forçadamente o continente africano para ir exercer o trabalho obrigatório.
A nossa herança cultural africana é visível no jeito de andar, no falar, a música, trazemos quase todas os marca da influência negra. De modo geral, a contribuição cultural dos negros foi grande: na alimentação, nas danças, nas manifestações religiosas.
Segundo diz no Portal Brasil publicado: 04/10/2009 12h00: “No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros”.
A cultura africana foi e é importante, pois é dela que temos o samba estilo que hoje é um dos cartões-postais musical do País, a Capoeira que hoje é Patrimônio Cultural Brasileiro, o Candomblé, a religião mais tradicional africana, a culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê, também algumas palavras que usamos no nosso dia a dia como: abadá, caçamba, cachaça, cachimbo, caçula, candango, canga, capanga, carimbo, caxumba, cochilar, corcunda, dengo, fubá, gibi, macaco, maconha, macumba, marimbondo, miçanga, moleque, quitanda, quitute, tanga, xingar, banguela, babaca, bunda, cafofo, cafundó, cambada, muquirana, muvuca. A África é uma das responsáveis pelo português que