A firma
ADVOGANDO A SONEGAÇÃO
A FIRMA, Direção: Sidney Pollack. EUA: Orion- Paramount Pictures, 1993. 1 DVD (154 min), NTSC, son., color.
“A FIRMA” é um filme de suspense e drama que passa na década de noventa e retrata a história de um jovem advogado Mith (Tom Cruise) recém formado.
Mith com seu perfil deslumbrante despertou um interesse muito grande nos sócios da firma e que por um alto salário e diversas vantagens ele aceita a proposta e decide começar a trabalhar na firma, que era localizada na cidade de Memphis, e tinha o nome de Bendini, Lambert e Locke, composta por 41 advogados e era considerada uma pequena empresa. O clima na empresa no começo era agradável, com bom aspecto, era bem harmonioso entre os funciónarios, mas depois ficou bem tenso.
Para Mith, tudo estava correndo como desejado até o dia que foi procurado por Wayne (Ed Harris) um agente do F.B.I. o qual revela que a firma onde Mith trabalha estava envolvida com lavagem de dinheiro e com a máfia. O agente também revela que praticamente todos os advogados ao saberem da informação procuraram sair da firma, mas foram mortos misteriosamente. Com isso, o agente propõe a Mith a entrega das cópias dos arquivos que incriminam a empresa.
Mith percebe que quando entrou na firma sua vida mudou completamente, sua vida estava sendo vigiada e sua família correndo riscos. Desesperado ele revela tudo a sua esposa Abby (Jeanne Tripplehorn).
A partir daí, Mith planeja uma estratégia eficaz e começa agir para alcança-la. Com ajuda de sua esposa Abby e de sua amiga Tammy (Holly Hunter), eles conseguem cópias de todos registros bancários dos clientes e os artigos de incorporação onde constam todas as sonegações das horas a mais que os advogados vinham trabalhando.
No entanto, ele decide passar para o F.B.I. somente as sonegações das horas a mais trabalhadas, o que não iria arruinar sua carreira de advogado, pois Mith queria apenas apresentar boa aparência a