A Filosofia
“Nenhuma pergunta é filosófica em si mesma: só é dentro de uma certa problemática, que lhe dá seu sentido e seu alcance”.
“Assim, toda a filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica, o tronco é a física, e os ramos que saem desse tronco são todas as ciências, que se reduzem a três principais, a saber, a medicina, a mecânica e a moral.”
“Nem todo saber, mesmo racional, é filosófico.”
“Ele não sabia mais que os outros, exceto por aquele ‘saber’ inteiramente negativo de quem sabe que não sabe.” (Sócrates)
“A filosofia é uma práxis, no sentido aristotélico do termo, mais que uma poíesis, uma atividade mais que uma criação, uma prática mais que uma obra. Para ser o que é, ela não precisa de um fim externo; basta-se a si mesma, e só produz outra coisa, quando isso acontece, por acréscimo.”
“Um sábio pode abster-se de palavras, de conceitos, de raciocínios. Um filósofo, considerado nessa qualidade, não. Um pensamento pode ser mudo... Uma filosofia não”.
“A filosofia é uma espécie de discurso razoável. Mas qual? Como especificar a filosofia? Pela busca da verdade? É uma dimensão necessária, não suficiente, já que se pode buscar a verdade sem fazer filosofia... Pela busca da verdade sobre o Todo? Seria reduzir a filosofia à metafísica, que é apenas uma de suas partes... Pela abstração? Sim, em parte. Filosofia se faz com palavras, mas com palavras que mais frequentemente designam ideias gerais, noções, conceitos. Faz-se com raciocínios, mas que tendem a uma verdade necessária ou universal, e não ao estabelecimento de um fato contingente ou de uma verdade singular.”
“A abstração, mesmo para encontrar o concreto, é o caminho obrigatório deles.”
“prática razoável e discursiva, a filosofia é também uma prática teórica, isto é, indissoluvelmente abstrata, quanto aos seus objetos, e geral, se não universal, quanto aos seus resultados.”
“Pode-se então, como a isso