A filosofia da educação contemporânea
De Johann Herbart a Paulo Freire, uma reflexão sobre suas contribuições para a construção do conhecimento
Edilson Santos Vieira
Professor: Wilson Luiz Souza Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0014) – Filosofia Geral e da Educação
22/01/2011
RESUMO
O presente estudo procura compreender a filosofia no seu aspecto educacional, enfocando a difusão do pensamento de personagens influentes nessa área de estudo. Para tanto, realiza-se uma breve reflexão acerca da evolução do pensamento filosófico-pedagógico com a finalidade de fomentar uma discussão em torno da compreensão da educação, seus objetivos e propostas desde épocas mais remotas até à atualidade.
Palavras-chave: Filosofia. Educação. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
A Filosofia da Educação, ao longo do tempo, tem avançado em vários aspectos. Torna-se imprescindível que a escola, embasada em corpos teórico-filosóficos, acompanhe essas evoluções, conectando-se às transformações de forma que favoreça o acesso ao conhecimento e, com efeito, busque refletir sobre os resultados que tem alcançado.
Sabe-se que desenvolver a consciência é uma das características da filosofia, e que isso implica uma necessidade existencial, de forma que tomemos controle do histórico, da ciência e da tecnologia. Por essa perspectiva, o exercício da reflexão filosófica poderá contribuir para o desenvolvimento de uma geração mais consciente dos temas que envolvem suas ações na educação, tendo assim, a capacidade de formular seus questionamentos e de procurar mecanismos próprios para sua solução. Eis o objetivo principal deste estudo!
Neste trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, um embasamento teórico em autores renomados na área da Filosofia da Educação, onde fizemos uma seleção de citações que alicerçam toda a sua produção.
O trabalho divide-se em títulos e subtítulos onde procuramos fazer um levantamento de reflexões e