A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas- FA
Sumário
1. Proposta
2. Universidade de Brasília
3. Faculdade de Estudos Sociais Aplicados- FA
3.1 Planejamento estratégico em gestão universitária: o caso da FA/UnB
3.2 O projeto
3.3 Memorial Descritivo
4. Um pouco mais sobre Matheus Gorovitz
5. Referências Bibliográficas e Referências Bibliográficas Eletrônicas
Proposta
A proposta da disciplina Introdução a Arquitetura e Urbanismo, orientada pelo professor
Frederico Barboza é que conheçamos um pouco mais sobre a arquitetura e o urbanismo da nossa cidade, para que tenhamos um maior aproveitamento de nossos estudos para formação de futuros arquitetos urbanistas que não apenas ‘engolem’ os conteúdos, mas que os digerem, criticam e fazem parte da sociedade, como profissionais, a fim de melhorar a estrutura física e a qualidade de vida dos cidadãos.
Neste seminário, colocamos em prática os conhecimentos adquiridos nas visitas feitas durante o semestre, escolhendo e estudando, assim, um edifício público do Distrito Federal.
Estudar e conhecer um pouco mais da história e do projeto arquitetônico da UnB e da
FA foi uma grande satisfação, pela sua riqueza histórica e o valor arquitetônico, que fez parte do processo evolutivo da arquitetura brasileira e do crescimento da capital recém inaugurada.
A Universidade de Brasília
Segundo pesquisas e fontes da Universidade de Brasília, na primeira reunião ministerial1 em Brasília, em 21 de abril de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou uma mensagem dirigida ao Congresso, propondo a criação da UnB.
Inaugurada em 1962, a Universidade de Brasília é uma instituição idealizada para combinar o rigor da ciência com a ousadia da arte.
A construção do campus nasceu do cruzamento das ideias do antropólogo Darcy Ribeiro, que definiu as bases da instituição, e do educador Anísio Teixeira, que planejou o modelo pedagógico. O arquiteto Oscar Niemeyer transformou as ideias no projeto arquitetônico da
UnB.