A Expans O Sem Fus Es
O crescimento da firma pode ser limitado por causa de três razões, a primeira é pela aptidão administrativa que são condições internas da firma e papel do empresário, a segunda é os mercados de produtos que são fatores e condições externas da firma e por último a incerteza e o risco, que são condições mescladas do ambiente externo e interno.
O capitulo tem um ponto chave que é analisar os limites fundamentais e inescapáveis do montante de expansão que uma firma pode empreender num momento em que inexistem rígidos barreiras externas á sua expansão. Não há limites efetivos ao montante de qualquer recurso produtivo, possível de ser obtido a um preço. Sempre existem oportunidades disponíveis em algum ponto da economia para investimentos lucrativos dentro dos preços e das taxas de juros em vigor. “As firmas individuais não estão sujeitas às mesmas restrições no mesmo grau que a economia como o todo.”
Firmas diferentes estão sujeitas a diferentes condições de oferta e procura (a lucratividade dos investimentos em diversas aplicações será afetada de acordo com elas). Os administradores de uma firma podem acreditar que podem adquirir todos recursos desejáveis e vender tudo o que produziu aos preços vigentes. (Reconhecimento de que alguns recursos possuem preços elevados e alguns produtos só podem ser vendidos em grande quantidade a preços baixos). Custos crescentes de alguns recursos ou receitas médias decrescentes de alguns produtos pode tornar a expansão em determinados locais ou para tais produtos não lucrativos (Não é um fator limitante). Os limites fundamentais às oportunidades de lucrar da firma não serão condições externas de oferta e procura (parta encontra-los deve se atentar ao anterior da própria firma).
1. A natureza dos fatores que restringem a expansão dentro das condições presumidas.
2. A influência destes fatores restritivos sobre o montante real de expansão planejado condições diferentes ou