A evolução dos computadores
COMPUTAR
significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas.
COMPUTADOR
seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO.
Inicialmente
A
partir do momento que o homem trocou seus hábitos nômades por aldeias e tribos fixas, tornou-se necessário um método para a contagem do tempo, delimitando as épocas de plantio e colheita.
Na
medida em que os cálculos se complicarão, surgiu o ÁBACO há cerca de 2.500 anos.
A
maior evolução seguinte foi o contador mecânico, criado pelo matemático Blaise Pascal, que utilizou engrenagens para somas e multiplicações.
Essas
máquinas se chamavam Pascalinas.
1801, Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, sugeriu controlar teares por meio de cartões perfurados.
Em
Em
1786, o engenheiro J. Muller planejou a construção de uma máquina para calcular e preparar tabelas matemáticas de algumas funções. máquina Diferencial, como foi chamada, introduzia o conceito de registros somadores.
A
Em
1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, concluído em 1944 é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana.
Em
1946, surge o Eniac primeiro computador eletrônico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo. invenção do transistor, em 1947, substitui progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.
A
O
tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir a partir da década de 50. O desenvolvimento da